segunda-feira, 17 de julho de 2017

Saudades do frio? Temperaturas devem cair nesta semana e SP terá mínima de 7ºC.


Cidade de São Joaquim (SC) registrou -3,5°C na madrugada de
terça-feira; inverno começou oficialmente nesta quarta (21).
Por iG São Paulo

Massa de ar polar que provocou nevasca no Chile deve avançar pelo Brasil; 
sul do País deve registrar temperaturas abaixo de 0ºC, segundo o Inmet.

O frio que chegou neste domingo (16) ao sul do País ainda não atingiu o auge e deverá provocar temperaturas negativas ainda neste início de semana, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mais baixa registrada na última madrugada foi de 0,8 ºC em Sâo José dos Ausentes, no nordeste do Rio Grande do Sul. Entre a tarde e a noite de hoje, o Inmet prevê temperaturas negativas nos três estados do sul do País, com possibilidade de até -5 ºC em algumas cidades serranas. O frio intenso deve avançar para as demais regiões do País e é consequência da massa de ar polar que já resultou uma intensa nevasca no Chile nesse fim de semana “Tivemos grandes nevascas ontem em regiões próximas dos Andes, em Santiago do Chile, em Bariloche. Foi registrada a menor temperatura das últimas décadas, que chegou a -25 ºC. São localidades que normalmente são frias, onde há nevascas com frequência. Mas essa onda foi tão intensa que chegou ao ponto de causar transtornos nessas regiões”, explica o meteorologista do Inmet Rogério Rezende.

O Instituto de Meteorologia não descarta que a frente fria provoque neve no fim do dia e durante a noite de hoje nos municípios de maior altitude da Região Sul do País. A frente fria deve agir até quarta-feira (19), segundo o instituto, quando a temperatura deve voltar a subir. Rezende afirmou que a variação térmica é uma característica normal do inverno na região. “A gente saiu de 30 ºC, praticamente, para quase 0 ºC, de sábado para domingo. A tendência, agora, é voltarmos a um patamar normal, com a mínima entre 4 e 5 ºC, o que é bem mais elevado do que a gente está esperando para amanhã, por exemplo, que é   -4 e -5 ºC”, explicou o meteorologista.

São Paulo e demais regiões do País
Em São Paulo, o avanço da frente fria provoca aumento de nebulosidade e rajadas de vento que podem superar os 40 Km/h no decorrer da tarde desta segunda-feira. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista, São Paulo deve ter chuvas fracas nos próximos dias e o ápice do frio deve ser na quarta-feira, quando os termômetros variam entre mínimas de 9°C e máximas que não devem superar os 17°C.

Para o Inmet, a força demonstrada pela frente fria nos países vizinhos é uma mostra de que ela deverá avançar pelo Brasil e provocar queda de temperatura em várias regiões. “Se confirmar a intensidade dessa massa, ela pode chegar até o sul do Acre. Ela vai atingir o Sudeste e o Centro-Oeste do país com certeza, com boa possibilidade de chegar até o Norte”, avaliou Rogério Rezende.

O meteorologista ressaltou, no entanto, que a intensidade do frio será menor na medida em que a frente avançar em direção ao norte. “Toda massa de ar vai adquirindo as características das regiões por onde ela vai passando. Ela já está subindo, passando por regiões mais quentes, e vai arrefecer aos poucos”, explicou.

*Com informações e reportagem da Agência Brasil
http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário