segunda-feira, 24 de julho de 2017

Prefeitura do Rio começa agendar castração de cães e gatos. Serviço é gratuito


Já está aberta a temporada de agendamento para castração de cães e gatos no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, para o segundo semestre. Os interessados devem comparecer à unidade, que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão. A partir de 08:00hs, os portões já estão abertos para a distribuição de senha e o tutor deverá apresentar uma conta de água, luz ou telefone de domicílio do município do Rio, em nome do responsável do animal, pais ou cônjuge, expedida no prazo máximo de 90 dias. O animal será encaminhado para consulta e avaliação de risco cirúrgico. Só depois dessa avaliação será agendada a cirurgia. A consulta pré-cirúrgica, o agendamento e a castração são serviços gratuitos e oferecidos a cães e gatos de moradores do município do Rio de Janeiro. Para a cirurgia, o animal deverá ter, pelo menos, cinco meses de idade e estar em bom estado de saúde. São distribuídas 30 senhas nos dias úteis e o agendamento será feito das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs.


A castração é uma cirurgia importante para o controle populacional de cães e gatos e da proliferação de zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais. Atualmente, no município do Rio de Janeiro, a população canina e felina é estimada em quase 670.000, de acordo com o protocolo do Programa de Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde, que estima o número de cães e gatos na cidade em torno de 10% do número da população humana.

A castração faz o animal viver mais e melhor, reduzindo a possibilidade de tumor de mama nas fêmeas, tumor de ovário, tumor de útero, infecções uterinas, doenças prostáticas, estresse de cio, fugas, atropelamentos, ninhadas indesejáveis, abandono e de contrair doenças que podem ser fatais para animais e humanos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram castrados 646 gatos e 709 cães, totalizando 1.335 castrações. No ano passado, foram 2.596 castrações ao todo, sendo 1.050 em felinos e 1.546 em caninos. Além da castração, o Instituto Jorge Vaitsman oferece outros serviços gratuitos ou a preços acessíveis, como vacinação antirrábica, clínica médica e outras cirurgias, sepultamento, cremação e exames laboratoriais. Os procedimentos são feitos no endereço da unidade em São Cristóvão, entre 08:00hs e 17:00hs. Os valores dos serviços pagos podem ser consultados no site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria.

FONTE: Prefeitura do Rio
http://blogs.odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário