terça-feira, 4 de abril de 2017

Fez o teste "Qual Celebridade Você Se Parece"? Cuidado, ele pega seus dados.


Do UOL, em São Paulo...

O teste "Qual Celebridade Você Se Parece?", que está circulando nos últimos dias pelo Facebook, faz com que o usuário compartilhe informações pessoais com a empresa criadora do teste, segundo a Kaspersky, empresa de segurança digital. O gancho para atrair usuários é mostrar com qual celebridade a pessoa se parece. Para realizar o teste, a empresa Vonvon solicita que você clique em "Conectar-se ao Facebook" para ver o resultado. Ao fazer isso, a empresa recebe as informações públicas do perfil do usuário (nome, foto do perfil, idade, sexo, idioma, país etc), lista de amigos, e-mail e fotos. Muitos aplicativos fazem isso. A política de privacidade da empresa Vonvon, no entanto, diz que os dados recolhidos em seus jogos e aplicativos são usados para promover seus produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing, que não são especificados. Ela também indica que as informações recebidas podem ser transferidas para outras empresas ou indivíduos com objetivo de "otimizar seus serviços e funcionamento do site".

Nem é o primeiro
Este é só mais um dos vários aplicativos de Facebook que te propõem essa barganha: dar um resultado de teste, quiz ou coisa parecida em troca de seus dados. Uma pesquisa da Kaspersky diz que 63% dos entrevistados dizem não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo. Alguns desses aplicativos podem afetar a privacidade do usuário, instalar outros apps ou mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um aparelho celular ou tablet. E o próprio usuário permitiu isso ao clicar em "aceito" durante o processo de instalação.

Em 2015, as políticas de privacidade foram questionadas após o lançamento do teste "Quais Palavras Você Mais Usou No Facebook Esse Ano?", que atraiu mais de 17 milhões de usuários. A partir daí, a empresa tem limitado as informações que solicita aos usuários. Para evitar que suas informações sejam usadas e até mesmo compartilhado por empresas, recomenda-se não aceitar todos os convites para jogos e aplicativos que aparecem nas redes sociais. Leia atentamente o contrato de termos de uso, verifique frequentemente as configurações de apps de sua conta do Facebook e elimine os que não são mais usados, e configure bem as categorias de informações que seus amigos do Facebook podem compartilhar sobre você.

tecnologia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário