quarta-feira, 5 de abril de 2017

Câmara aprova regras para Uber

Municípios terão a tarefa de definir normas mais específicas para o serviço de transporte.


O DIA

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, regras gerais para o funcionamento de serviços de transporte por aplicativos, como o Uber e o Cabify, mas transferiu para os municípios a tarefa de definir normas mais específicas para o serviço. O substitutivo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) ao projeto do deputado Carlos Zarattini estabeleceu algumas normas básicas. Um destaque alterou trecho do substitutivo que definia o serviço como atividade de natureza privada. Dessa forma, pela interpretação do relator Daniel Coelho, o serviço passará a ser de natureza pública. Se o projeto virar lei com essa redação, a tese do relator é que o serviço de aplicativo não poderia funcionar enquanto não houvesse regulamentação municipal. Durante a discussão do projeto, vários parlamentares criticaram o uso de aplicativos como o Uber. O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), por exemplo, chamou o modelo de "transporte pirata". "Esse Uber já está proibido na China, na Dinamarca. Ele usa pessoas desempregadas sem proteção social e faz precarização do trabalho", disse.

A proposta original de Zarattini trazia diversos pontos que deveriam ser cumpridos pelas empresas, como identificar o carro e limitar o número de motoristas oferecendo o serviço. O texto segue para o Senado. Se os senadores fizerem mudanças, pode ainda voltar para a Câmara. Caso contrário, vai a sanção presidencial.

Em nota, o Uber afirmou que o projeto aprovado "propõe uma lei retrógrada que não regula o Uber no Brasil, mas tenta transformá-la em táxi, proibindo então este modelo de mobilidade".

Novas regras
Cobrança de tributos, contratação de seguro para motorista e passageiro: motorista inscrito no INSS: motorista com carteira categoria B ou superior: cadastro na empresa: registro do veículo na região onde trabalha.

Com informações do Estadão Conteúdo
http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário