segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Morte de Falcon da Portela repercute entre sambistas e autoridades do Rio

Ele era candidato a vereador pelo PP e foi morto em seu comitê de campanha. Segundo Eduardo Paes 'Falcon revolucionou a Portela nos últimos anos'.


Do G1 Rio

O prefeito do Rio Eduardo Paes, divulgou nota lamentando a morte de Marcos Vieira de Souza, 52 anos, o Falcon, presidente da Portela, assassinado na tarde desta segunda-feira (26), no Campinho, Zona Norte do Rio. Ele era casado com a porta-bandeira Selminha Sorriso. "Lamento muito pela morte de Marcos Falcon. Com amor e dedicação, Falcon revolucionou a nossa Portela nos últimos anos. Meus sentimentos aos familiares, especialmente à minha amiga Selminha Sorriso e à toda família portelense. Espero que a polícia esclareça esse crime com a maior brevidade possível.", disse Eduardo Paes. Falcon era candidato a vereador pelo Partido Progressista (PP). Ele estava no seu comitê de campanha quando foi baleado. Falcon já havia sofrido outros atentados anteriormente.

Em uma rede social o carnavalesco da Portela, Paulo Barros, também manifestou pesar pela morte. Ele publicou uma foto do presidente da escola com as frases " Vou abraçar seu sonho ainda mais em 2017. Vai meu amigo...Voe nas asas de sua águia e encontre a paz! ". A diretoria da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro também divulgou nota sobre a morte do presidente da azul e branca de Madureira. "A Diretoria da Liesa, profundamente consternada, lamenta o falecimento do presidente da Portela, Marcos Falcon, ocorrido nesta segunda-feira. Aos familiares, portelenses e amigos, nossos mais sinceros sentimentos".


Mundo do samba lamenta
Várias escolas de samba publicaram notas de solidariedade em suas páginas no Facebook, como a Mangueira. "Estação Primeira de Mangueira lamenta profundamente o acontecido com o presidente da co-irmã Portela, Marcos Falcon, e estende nossa solidariedade à família de Falcon, aos amigos e à toda nação azul e branca de Madureira". O presidente da União da Ilha do Governador, Ney Filardi, também divulgou nota de pesar. "É com profundo pesar, que lamento o falecimento do presidente da Portela (madrinha de nossa escola), Marcos Falcon, na tarde desta segunda-feira. A União da Ilha está de luto. Que Deus possa confortar neste momento tão difícil seus familiares, amigos e toda comunidade portelense". Também no Facebook a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis postou uma mensagem de lamento: "A Beija-Flor de Nilópolis lamenta o brutal falecimento do sr. Marcos Falcon, presidente da GRES Portela. Oferecemos todo o nosso amor e compaixão aos familiares e amigos deste estimado dirigente e grande homem, bem como aos integrantes da grandiosa Águia.  Descanse em paz!"

Vera Lúcia, presidente da Império Serrano, escola tradicional também de Madureira, disse estar muito triste com a morte de Falcon. Ela publicou nota em nome de toda a escola. "Em nome do toda nossa família imperiana, profundos sentimentos à nação coirmã Portela. Descanse em paz Marcos Vieira de Souza - Falcon! Muita Luz em sua nova caminhada...."

O carnavalesco Alexandre Louzada também prestou solidariedade ao amigo nas redes sociais: "Venho aqui prestar minha solidariedade aos familiares e a toda nação portelense pelo triste episódio que vitimou o presidente da gloriosa Portela, Marcos Falcon. Meus sinceros sentimentos de pêsames." Muito emocionada, a rainha de bateria da Portela Patricia Nery disse estar muito abalada com a morte do colega. "Muito triste essa informação, me desculpa, mas eu estou sem condições para falar qualquer coisa agora", disse Patricia, aos prantos. Um evento agendado pelas escolas de samba do Rio para a noite desta segunda-feira (26) em homenagem ao prefeito Eduardo Paes, foi cancelado após a notícia do crime. Falcon era subtenente da Polícia Militar e já havia sofrido outros atentados anteriormente. Segundo o jornal O Dia, em março, a delegacia de Madureira (29ª DP) investigava um plano para assassinar Falcon. Em 2011, Falcon chegou a ser preso sob a suspeita de pertencer a uma milícia que atuava nos bairros de Oswaldo Cruz e Madureira, região da Portela, mas foi inocentado pela Justiça.


Velório na quadra
O vice-presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, confirmou a notícia ao G1 e disse lamentar o ocorrido. Ele está fora do Rio. "Estou viajando, soube da notícia por telefone, pessoas importantes da Portela me ligaram e posso dizer que a informação procede. Não sei detalhe nenhum, nem como aconteceu, mas isso também não tem importância porque o caso já ocorreu", comentou Luis Carlos. De acordo com informação da assessoria da Portela, o velório de Falcon deverá ocorrer nesta quarta-feira, na quadra da escola, em Madureira. Na noite desta segunda, após a notícia da morte, muitas pessoas foram até o local em busca de informações. O presidente da azul e branco de Madureira deixa oito filhos e dois netos. A família postou uma nota no Facebook lamentando a morte e agradecendo as manifestações de carinho e apoio. Segundo o comunicado, informações e detalhes sobre enterro e velório serão divulgados em breve.


Investigação aponta para execução
O chefe da Divisão de Homicídio, Rivaldo Barbosa, confirmou ao RJTV que a investigação do assassinato do do presidente da Portela e candidato a vereador Marcos Falcon aponta para uma execução sumária. O corpo do presidente da Portela foi encaminhado por volta das 19h para o Instituto Médico Legal. "Por volta das 16:00hs., duas pessoas entraram [comitê eleitoral do candidato], pelo que parece uma ficou do lado de fora, e executaram sumariamente o candidato e ex-policial militar Falcon. Não resta dúvida (de que foi uma execução). Preliminarmente, a perícia realizada aponta para uma execução sumária. Foi direcionada única e exclusivamente ao candidato", disse Rivaldo.

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário