terça-feira, 20 de setembro de 2016

Flores já invadem a cidade para a chegada da primavera

Estação, que começa na próxima quinta-feira, promete muito sol.


Último domingo de inverno foi de sol, com temperatura de 32 graus.
GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Oficialmente, a primavera começa na próxima quinta-feira. Mas nos últimos dias do inverno, os cariocas sentem os primeiros sinais da estação mais florida do ano. O clima no Rio já é de sol quente e céu azul, típico da temporada das flores. No último domingo da estação mais fria a cidade teve ruas cheias e termômetros chegaram a marcar 32 graus. O aposentado Manoel Simões, de 64 anos, aproveitou o domingo de sol para sair de seu apartamento no Flamengo e passear pela orla. No caminho, ele se surpreendeu com as árvores carregadas de flores e aproveitou para fotografar, usando como cenário de fundo a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Manoel espera que a próxima estação seja agradável. “As estações mudam de quatro em quatro meses, mas nós mudamos sempre. O que importa é nossa mudança interna”, diz.

Segundo o meteorologista Caetano Mancini, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), uma frente fria chegou ao estado na segunda-feira pelas regiões da Costa Verde, do Vale do Paraíba Fluminense e Serrana. Hoje, deve avançar para as regiões Metropolitana e dos Lagos, causando nebulosidade, pancadas de chuva e queda de até 7 graus nos termômetros. A temperatura pode voltar a subir a até 27 graus no primeiro dia da primavera, quando o sol aparece em alguns momentos do dia. Para sexta-feira, há chance de chuva de 30%, principalmente na faixa litorânea. No sábado, o tempo começa a firmar de novo. “A primavera é uma estação com aspectos de transição. Em determinados momentos, pode apresentar características de inverno, com tempo seco e frentes frias. Em outros, tem sinais de verão, com chuvas fortes no fim da tarde, descargas elétricas e instabilidade”, explica Mancini.

O inverno que se despede teve temperaturas e índice de chuvas normais para o período no Rio. A temperatura máxima na Região Metropolitana ficou na média de 24 a 26 graus. Já a mínima girou em torno de 18 graus.

Com a estagiária Laila Ferreira
http://odia.ig.com.br/