segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Trânsito tem prova de fogo nesta segunda-feira

Prefeito pediu que cariocas evitem deslocamentos no primeiro 
dia útil após a abertura da Olimpíada e provocou revolta.


Quando as faixas exclusivas da família olímpica começaram, na semana 
passada, longos engarrafamentos se formaram nas principais vias.
GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Para facilitar a mobilidade de atletas, jornalistas e dos torcedores que estão na cidade, evitem grandes deslocamentos nesta segunda-feira, usem principalmente os transportes públicos e adotem a carona solidária. O apelo aos cariocas foi feito ontem pelo prefeito Eduardo Paes — que já tinha pedido aos moradores para evitarem transitar no dia da cerimônia de abertura da Olimpíada, gerando uma enxurrada de críticas. Paes está preocupado porque o primeiro dia útil após o início dos Jogos é tido como o ‘maior desafio’ para o trânsito da cidade desde então. Cerca de 20 competições estarão espalhadas hoje nas quatro regiões olímpicas (Copacabana, Barra da Tijuca, Maracanã e Deodoro) e exigem uma série de interdições. Para piorar, ainda há previsão de chuva fraca. “Peço a compreensão de todos para que evitem grandes deslocamentos amanhã, que se utilizem principalmente de transporte público. Caso usem carro, busquem juntar amigos para a carona. Não são dias normais e por isso precisamos da ajuda de todos”, escreveu o prefeito no Twitter. “Vamos seguir mostrando que vamos entregar os melhores Jogos da História”, acrescentou. Os cariocas voltaram a criticar o político. “Inacreditável que a cidade funcione mais pra quem não vive nela!”, respondeu a internauta Gian Carla. “É fácil pedir para usar transporte público quando o senhor não anda nele”, comentou outro usuário do Twitter, Geraldo Glores.

O secretário-executivo de Coordenação de Governo do município, Rafael Picciani, e o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Pedro Junqueira, explicaram que o desafio é fazer com que a cidade funcione normalmente com as competições esportivas. “Haverá um deslocamento em massa e é preciso que a população fique alerta para isso”, disse Picciani em entrevista coletiva. O secretário também pediu que as pessoas fiquem atentas às vias com bloqueios para que não tenham transtornos e que se informem previamente sobre as mudanças em seus trajetos. A implantação das faixas dedicadas à família olímpica, na semana passada, produziu congestionamentos caóticos a partir do primeiro dia útil de operação, principalmente na Linha Amarela e na Avenida das Américas. No sábado, primeiro dia dos Jogos, foram rebocados 176 veículos e 312 multados por estacionamento irregular onde ocorreram eventos olímpicos.

Confira as interdições
Aterro
Uma faixa no sentido Centro, em frente à Marina da Glória, está interditada até 19 de agosto.

Sambódromo
Travessa 11 de Maio e Rua Frei Caneca, entre as ruas do Catumbi e Paula Matos (das 06:00hs., às 21:00hs., de 5 a 12 de agosto).

Maracanã
Ruas Prof. Eurico Rabelo, Conselheiro Olegário, Artur Menezes, Isidro de Figueiredo, Visc. de Itamarati - trechos entre a Eurico Rabelo e a São Fco. Xavier (das 06:30hs., até 01:00h., do dia 6 a 20, abertas para moradores credenciados).

Deodoro
Vias fechadas das 06:00hs., à 00:00h., (até dia 15), como o trecho da Estr. S. Pedro de Alcântara, Transolímpica, trecho da Rua Salustiano Silva, Estr. da Equitação e Viaduto de Magalhães Bastos.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário