quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Mais um feriado olímpico divide o comércio do Rio

Com a chegada da tocha à cidade, prefeitura resolve decretar mais um dia em casa para trabalhadores. Objetivo é evitar transtornos amanhã no trânsito.


Lojas do Polo Saara ficarão abertas no feriado. Expectativa 
é de que produtos olímpicos ajude a elevar vendas.
MARTHA IMENES

Rio - Nos feriados olímpicos, os consumidores podem aproveitar e ir às compras. Lojas, supermercados e shoppings vão funcionar normalmente hoje e sexta-feira. Nestes dois dias, somente os bancos ficarão fechados. Ontem, a Prefeitura do Rio decidiu decretar mais um feriado devido aos transtornos no trânsito com a chegada da Tocha Olímpica na cidade. No total, seriam três feriados (sexta-feira e dias 18 e 22). O novo feriado pode ter agradado cariocas e empregadas domésticas, que terão mais um dia de folga, mas dividiu representantes do comércio do Rio. “Embora as lojas funcionem, o consumidor não aparece”, critica Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio (SindilojasRio). Para ele, as lojas de rua sofrerão com mais um feriado.

Por outro lado, dirigentes de dois centros populares de consumo alegam que as vendas devem subir de 10% a 30% com os feriados. “Acreditamos que os Jogos Olímpicos vão impulsionar as vendas em 30%”, avalia o presidente do Polo Saara, Toni Haddad. Já Sheila Reis, diretora de Marketing do Mercadão de Madureira, comemora o aquecimento dos negócios. “Esperamos com o feriado aumento de 10% nas vendas”, afirma. O professor de economia da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache, avalia que parte do comércio será afetada, mas outra beneficiada com a chegada de turistas. “Mesmo sendo feriado para o comércio, alguns setores serão beneficiados como hotelaria e turismo. Ao que tudo indica, o aporte financeiro poderá contribuir para melhora na economia”, diz.

Bancos ficam fechados. Detran abre
Com os bancos fechados, a população carioca deve utilizar canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e por telefone para pagar contas. Já as contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês vencidos nos feriados municipais poderão ser pagos no próximo dia útil, sem acréscimo, na próxima segunda-feira. No caso dos tributos, o pagamento deverá ser feito no dia útil anterior. Sem compensação, os cheques depositados na véspera dos feriados serão descontados no dia útil posterior na cidade.

“Mesmo durante feriados, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente”, diz o diretor-adjunto de Operações da Febraban (federação dos bancos), Walter Tadeu Pinto de Faria. Os postos do Detran-RJ não terão expediente na capital na sexta-feira e dias 18 e 22. Já amanhã, os 44 postos de vistoria estarão abertos, inclusive os de Santa Cruz, Parada de Lucas, Cocotá, Campo Grande, DNER e Ceasa. Fora da capital, quase todas as unidades funcionarão normalmente, exceto Barra, Largo do Machado, Tijuca, Tubiacanga e Vila Isabel.

Confira os horários de funcionamento

- Supermercados
As redes Guanabara, Prezunic, Assaí, Extra, Pão de Açúcar e Mundial manterão seus horários de funcionamento normais nos três dias de feriados.

- Shoppings
Não haverá alteração nos horários de funcionamento dos shoppings Ilha Plaza, NorteShopping, Recreio Shopping, Shopping Tijuca, Shopping Via Brasil, Shopping Nova América, Botafogo Praia Shopping, Boulevard Rio Shopping, Carioca Shopping, Passeio Shopping, Jardim Guadalupe, Américas, Center Shopping, Santa Cruz Shopping, Shopping Grande Rio e West Shopping, BarraShopping e New York City Center.

- Polo Saara
As lojas, que abrirão normalmente no feriadão, funcionarão de 09:00hs., às 18:00hs., na sexta-feira, e de 09:00hs., às 14:00hs., aos sábados.

- Mercadão de Madureira
O centro de consumo em Madureira funcionará das 07:00hs., às 19:00hs., nos dias amanhã, sexta e dias 18 e 22.

- Bancos
As agências bancárias não vão abrir amanhã, dia 5, 8 e 22.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário