sábado, 16 de julho de 2016

Fiscais resgatam chineses em condição análoga à escravidão em lanchonete

Dupla morava em espaço improvisado e insalubre 
no próprio estabelecimento, no Centro do Rio.


Operação resgata trabalhadores chineses de lanchonete no Centro.
O DIA

Rio - Um casal de chineses que trabalhava em condição análoga à escravidão foi resgatado em uma lanchonete, no Centro do Rio. A operação foi realizada pela Superintendência Regional do Trabalho no estado. De acordo com o órgão, o nome do local não pode ser revelado. A dupla não tinha vínculo empregatício com o estabelecimento e morava no andar de cima do lugar, em um espaço improvisado e insalubre. O proprietário da lanchonete foi multado. Segundo os fiscais, os chineses vieram para o Brasil em 2011 e teriam começado a trabalhar na lanchonete no ano seguinte. Além disso, eles nunca tiveram a carteira de trabalho assinada. Eles não falam nem compreendem bem o português e precisaram de um intérprete de mandarim para dar o depoimento.

O auditor fiscal do trabalho, Alexandre Lyra, que esteve no local, relata que o espaço sobre a pastelaria usado como moradia não tem condições de habitalibilidade. “O pé direito é baixo, o que obriga uma pessoa de estatura média a andar com cuidado para não bater a cabeça nas estruturas de sustentação do telhado, não há janelas, e as paredes estão mofadas. Além disso, não existem condições de higiene, as instalações elétricas são precárias e há risco de desabamento”, informou Lyra.

A operação que flagrou a situação desses dois chineses ocorreu entre 30 de junho e 14 de julho. Os imigrantes receberam todas as verbas rescisórias referentes ao tempo em que trabalharam na pastelaria e foram encaminhados aos programas sociais do Governo Federal.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário