domingo, 24 de julho de 2016

Delegação da Austrália reprova a Vila Olímpica: 'Não é segura', diz nota

Voluntários dizem que problemas se repetem em vários blocos; veja fotos. Comitê promete solução em alguns dias e fala em 'pressão' de delegações.



Imagem de vídeo.
Do G1 Rio

Mal foi inaugurada, neste domingo (24), a Vila Olímpica (ou Vila dos Atletas) da Rio 2016 já apresenta problemas. A delegação da Austrália deixou o local para ir a um hotel e emitiu um comunicado em que diz: nos prédios há cheiro de gás, vazamento de água e defeitos na eletricidade. Imagens obtidas pelo G1 mostram algumas das falhas. Uma delas mostra a ausência da mangueira de incêndio em um dos andares. Em outra, a fiação fica exposta em um dos quartos. Também há um aparente vazamento de água. Segundo voluntários, os problemas se repetem em vários blocos da vila. De acordo com o comunicado australiano, entre os problemas encontrados havia ainda banheiros escadas escuras sem iluminação instalada e andares sujos, necessidando de uma "limpeza profunda""Ontem à noite [sábado], decidimos fazer um 'teste de estresse', onde torneiras e banheiros foram ativados simultaneamente em apartamentos em vários andares para ver se o sistema poderia aguentar, como se todos os atletas já estivem nos quartos. O sistema falhou. A água desceu pelas paredes, havia um forte cheiro de gás em alguns apartamentos e houve 'curto-circuito' na fiação elétrica (...) A vila simplesmente não é segura", diz a nota.


O diretor de comunicação do Comitê Olímpico, Mário Andrada, disse à GloboNews que espera ter tudo resolvido até o meio da semana que vem. (veja no vídeo acima). "São problemas de construção. De certa forma típcos de apartamentos novos, principalmente vazamentos e pequenos curtos circuitos da rede elétrica, que não estava perfeita. A gente uma força tarefa que está trabalhando 24 horas, hoje ela chega a 500 homens. E a gente deve resolver todos os problemas até a metade da semana". Segundo Andrada, além da Austrália, o time da futebol feminino da Suécia também adiou a entrada da Vila dos Atletas. "Também é uma forma de eles deixarem claro que precisa arrumar logo e fazer um pouco de pressão na construtora que é responsável pela entrega dos prédios e dos problemas."



De acordo com o Comitê, 900 pessoas estão hospedadas na Vila Olímpica, sendo 200 atletas, de 66 Comitês Olímpicos, entre os quais EUA, Grã Bretanha e França.


http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário