domingo, 17 de julho de 2016

Artigo publicado em respeitada revista médica tem autor inesperado: Barack Obama.


Além de comandar um dos países mais complexos do mundo, Barack Obama ainda encontrou um tempinho para escrever e publicar um artigo acadêmico na prestigiosa revista médica JAMA. O artigo foi veiculado na última segunda-feira (11), e é possivelmente o primeiro escrito por um presidente americano em atividade. Obama escreveu sobre o Affordable Care Act (Ato dos Serviços de Saúde Acessíveis, em tradução livre). Ele analisa dados reunidos em outros relatórios e estudos, e frisa o sucesso do ACA, incluindo uma queda na porcentagem de americanos sem plano de saúde. Depois que o ato virou lei, a taxa de pessoas sem nenhuma proteção caiu 43%, de 16% em 2010 para 9,1% em 2015.

Mesmo assim, segundo o autor, o país ainda precisa melhorar seu sistema de saúde. “Apesar do progresso, muitos americanos ainda sofrem para pagar visitas médicas e medicamentos (…) sofrem para navegar um sistema complexo e algumas vezes desconcertante, e ficam sem planos de saúde”, escreveu Obama. Sua sugestão para melhorar o sistema é o plano da “opção pública”, em que um sistema controlado pelo governo faria competição com o mercado privado de planos de saúde. Essa opção pública poderia estar disponível em regiões do país em que os planos de saúde são limitados.

O presidente também recomendou medidas para ajudar a reduzir o custo dos remédios, como dar ao governo federal a autoridade de negociar preços para alguns remédios caros. O artigo de Obama ainda não foi revisado pela comunidade acadêmica, mas passou por várias rodadas de edição e de checagem de fatos, segundo o site de notícias Bloomberg. Se até o presidente dos EUA consegue encontrar tempo para estudar e produzir, o que você está esperando para escrever aquele trabalho da escola ou faculdade ou então trabalhar no seu próprio artigo acadêmico?

[LiveScience, Bloomberg]
http://hypescience.com/
Juliana Blume

Nenhum comentário:

Postar um comentário