domingo, 29 de maio de 2016

Lula se arrependeu de Dilma, diz Sarney

Declaração foi em conversa gravada por 
Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro.


Delação premiada de Machado cita Sarney. Ela já foi 
homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O DIA

Rio - Em novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se arrependeu de ter escolhido a presidente afastada Dilma Rousseff para sua sucessão. Parte do diálogo foi divulgada ontem pelo ‘Jornal Hoje’, da Rede Globo. Lula não foi citado nominalmente, mas os investigadores avaliam que a conversa era sobre ele. “Ele (Lula) me disse que o único arrependimento que ele tem é ter eleito a Dilma. Único erro que ele cometeu. Foi o mais grave de todos”, diz Sarney na gravação. As novas gravações mostram Machado falando em “ajuda” a diversos políticos, entre eles o próprio Sarney. Porém, não é possível determinar de que tipo de “ajuda” falavam. “Mais alguém sabe que você me ajudou?”, perguntou Sarney, que foi respondido por Machado: “Não sabe, não. Ninguém sabe, presidente.”

A assessoria de imprensa do Instituto Lula classificou como “nojenta” a divulgação das conversas gravadas. “É simplesmente nojenta a divulgação de conversas armadas com a clara intenção de comprometer o ex-presidente Lula em ilícitos dos quais ele não participou. O vazamento ilegal dessas gravações é mais uma evidência de que, depois de investigar por mais de 2 anos, o Ministério Público Federal não encontrou sequer um fiapo de prova contra Lula. Porque Lula sempre agiu dentro da lei”, disse em nota.

O jornal ‘Folha de S.Paulo’ também trouxe novas conversas entre Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). o assunto é o suposto envolvimento de Lula no ‘mensalão’. Calheiros conta que o ex-presidente petista não foi processado porque não investigaram os pagamentos feitos a Duda Mendonça no exterior. O marqueteiro conduziu a campanha vitoriosa de Lula em 2002. E mesmo sendo arrolado no processo, acabou absolvido no julgamento do mensalão. “Por que que o Lula saiu? O Duda fez a delação e disse que recebeu o dinheiro fora. E ninguém nunca investigou quem pagou, né? Este é que foi o segredo”, contou Calheiros no áudio.

Renan e Machado se referem ainda ao triplex e ao sítio que Lula nega ser o dono. Eles ainda citam uma quantia em dinheiro que Lula teria, sem mencionar a origem. A revista ‘Veja’ também fez matéria sobre Lula, mostrou que a empresa de palestras dele teria faturamento semelhante à quantia citada por Machado.

Com informações da Agência Estado
http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário