segunda-feira, 2 de maio de 2016

Frente fria muda cenário das praias da Zona Sul

Cariocas tiram casacos e moletons das gavetas para enfrentar as baixas temperaturas que devem voltar a cair nos próximos dias.


Tempo frio e nublado: muitos turistas aproveitavam 
para tirar fotos das fortes ondas na orla carioca.
O DIA

Rio - Casacos, cachecóis, gorros e moletons saíram das gavetas e compuseram o cenário das praias na orla do Rio. O carioca teve um domingo de feriado com temperatura abaixo dos 20°C na Região Metropolitana. Isso porque uma massa de ar frio se instalou na cidade se juntando ao clima de outono. Mas nem por isso, as pessoas deixaram de passear e de se exercitar à beira mar. A força do mar na Praia do Arpoador, Zona Sul do Rio, impressionava turistas que passavam pelo calçadão. Muitos paravam ao lado da faixa de interdição da Defesa Civil e tiravam fotos das águas revoltas. As ondas chegaram a molhar todo o calçadão. Mas havia quem se arriscasse a surfar, no Posto 8. “Sábado não conseguia deixar o edredom. Até para sair de casa com os amigos eu tive preguiça com todo esse frio”, disse Gabriela Cavalcanti, de 22 anos. “Mas é melhor assim do que aquele forte calor que estava”. Segundo o meteorologista do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec), Fábio Rocha, o frio está rigoroso por conta de uma massa de ar frio que entrou no Brasil na semana passada, começando pelo Sul do país.

“No sábado, o frio aumentou porque uma massa de ar foi intensificada com outra massa de ar frio vinda da Argentina”, explicou o especialista. “Ao longo dessa semana, as temperaturas vão aumentar gradativamente, chegando a 28°C”, completou. Mas segundo o meteorologista, as temperaturas na cidade devem voltar a baixar fazendo o friozinho reaparecer. Hoje, a máxima será de 28°C e a mínima de 16°C.

Reportagem da estagiária Carolina Moura
http://odia.ig.com.br/