domingo, 3 de junho de 2012

Bando é acusado de matar dez pessoas na Zona Oeste do Rio

Os irmãos traficantes Aleksandro Rocha da Silva, o Sam do Caicó(esquerda) e Anderson Rocha da Silva, o Russão. Dupla é acusada de chefiar bando responsável por dez mortes Foto: Urbano Erbiste/Extra/ Agência O Globo

Marcos Nunes

Presos por tráfico de drogas, os irmãos Aleksandro Rocha da Silva, o Sam do Caíco, e Anderson Rocha da Silva, o Russão, estão sendo apontados pela polícia como chefes de um bando que executou pelo menos dez pessoas no Complexo da Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio . Os dois foram detidos no Jacarezinho, na quarta-feira, ao lado de mais cinco pessoas. Entre os assassinatos atribuídos ao grupo estão os de duas líderes comunitárias. Iara Gonçalves Prata, de 59 anos, e Elizabeth Silva Santos, de 39, foram executadas em frente à Associação de Moradores da Covanca. O crime aconteceu no último dia 13 de janeiro.

Temos certeza de que este assassinato foi encomendado pelo Sam. Uma testemunha já prestou depoimento e confirmou isso. Ele teria ordenado a execução para demonstrar força. Estamos pedindo a prisão preventiva dele, do Russão e de mais 20 pessoas. Todos são acusados de crimes de tráfico, associação para o tráfico e porte de arma de uso restrito — disse o delegado Ricardo Barbosa, da Coordenadoria de Recursos Especiais, que está investigando a quadrilha em conjunto com a Divisão de Homicídios.

Sam, Russão e mais cinco pessoas já têm contra eles mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. O bando estava sendo investigado pela polícia há oito meses, com acompanhamento da promotora Márcia Velasco, da 13ª Promotoria de Investigação Penal. Sam tentava, neste período, tomar o controle do Complexo da Covanca, onde há relatos da presença de milicianos. De acordo com as investigações, o bandido chefiava bondes, que saíam do Jacarezinho para realizar ataques contra alvos na Covanca. O objetivo seria o de instalar, no Complexo da Covanca, uma espécie de quartel general da maior facção criminosa do Rio.

Sam e Russão foram denunciados pela promotora Márcia Velasco pelo assassinato de dois PMs em 2004. Os irmãos, que estavam acompanhados de mais três homens já mortos, além do bandido identificado apenas pelo apelido de Porca Russa, são acusados de sequestrar, dentro de um bar, os PMs Jair Mendes Filho e Márcio Xavier de Souza. Os policiais foram mortos e tiveram os corpos abandonados em um carro, em Jacarepaguá. Os irmãos traficantes também foram responsabilizados pela morte de Marcus Vinicius Silva dos Santos. Segundo denúncia do Ministério Público, Marcus foi assassinado a tiros, no dia 25 de março de 2005, porque devia dinheiro aos traficantes.

De acordo com as investigações da polícia, um dos ataques do bando de Sam do Caíco ocorreu no dia 9 de abril. Pelo menos 20 homens, armados de fuzis, entraram na comunidade da Covanca à procura de milicianos. Morador de Minas Gerais e sem qualquer ligação com a milícia, o pedreiro Lindomar Barbosa Dias, de 25 anos, foi morto a tiros pelo bando chefiados pelos irmãos traficantes.

 http://extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário