sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ausência de câncer de mama em índias brasileiras

picasaweb.google.com/Ilustração.
Por: Cleusa P. Fernandes

O Institute Gustave Roussy, (Paris) incluiu o trabalho do médico cuiabano Guilherme Bezerra no Congresso Mundial de Cancerologia na China, onde ele fará palestra sobre os resultados dos seus estudos sobre a ausência do câncer de mama nas índias brasileiras. A pesquisa iniciada na década de 90 serviu como referência para o estudo mais aprofundado dos fatores de desenvolvimento de câncer de mama, que atualmente é a segunda causa de morte, por doença, entre as mulheres, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

rmtonline.globo.com/Ilustração.

Guilherme Bezerra pesquisou com maior acuidade as mulheres da etnia Xavante, na região de Sangradouro em Primavera do Leste, um grupo indígena com menor índice de miscigenação. Curiosamente todos os índios não miscigenados têm o sangue com fator O+. Os primeiros resultados mostraram que havia uma diferença de proteção celular entre as índias, o que exigiu a ampliação da pesquisa de biologia molecular. Foi necessário criar um Protocolo de Cooperação Científica com a Universidade Nova de Lisboa - UNL para a continuidade das investigações médicas. Um dos principais apoiadores desse estudo foi o cientista José Rueff, pesquisador do Departamento de Genética da UNL. O protocolo permitiu o financiamento da pesquisa com mais de $ 1 milhão de euros e também a transferência de material biológico dos indígenas, por ser considerado de propriedade do Governo Brasileiro, que constitucionalmente é o tutor dos índios.

RESULTADOS

A investigação molecular nas índias brasileiras mostrou que o genes identificado por MnSOD, existente na mitocôndria, uma organela à margem do núcleo, que é a responsável pela produção de energia nas células, apresenta melhor desempenho na antioxidação. "Isto é, nas índias, esse mecanismo de limpeza é mais intenso" explica Guilherme Bezerra. A mitocôndria é abastecida com substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processam e convertem em energia e a fornece para a célula hospedeira, que ao final produzem lixos tóxicos. Além de gerar energia a mitocôndria processa a limpeza desses resíduos através desse gene. É provável que as alterações genéticas nucleares, responsáveis pela carcinogênese, aconteçam com escala muito menor nos indígenas, por causa do potente mecanismo de limpeza que elas possuem. É este fato que volta os olhos da ciência, com especial atenção, para a pesquisa realizada em Mato Grosso.

Estudos atuais sobre alterações genéticas que favorecem o desenvolvimento do câncer expõem outro fato para estudos: o câncer de mama é uma das poucas doenças que não sofrem grandes influencias de fatores externos, como, por exemplo, ação de bactéria ou provocada por hábitos inadequados, como o tabagismo e ainda assim é o mais freqüente entre as mulheres e o de próstata entre os homens, com as mesmas características, ou seja, a ausência de conhecimento de causa.

O médico Guilherme Bezerra se tornou um pesquisador conceituado. Atualmente, em parte do tempo, se dedica à chefia e ao atendimento no Departamento de Oncologia do Hospital Santa Rosa e faz a ponte área Brasil - Portugual onde desenvolve a segunda parte da pesquisa.

"Agora nós queremos questionar se esse fator isolado encontrado nas índias brasileiras é suficiente para a proteção contra o câncer de mama", comenta o pesquisador que vai mostrar no Congresso Mundial de Cancerologia em Dailan, na China sobre esses dados coletados. Para a segunda investigação, em a parceria com a Universidade Nova de Lisboa, cerca de mil mulheres portuguesas, com modo de vida completamente diferente das indígenas, vão receber doses de antioxidantes (polivitamínicos anti-stress) no período de 10 anos. Elas vão ser observadas e passarão por exames periódicos. "A intenção é verificar se os antioxidantes irão reduzir a incidência da doença nesse grupo".

Os achados genéticos identificados nas pesquisas do cuiabano Guilherme Bezerra prometem repercutir no mundo científico. As pesquisas são patrocinadas pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Européia.
Dr. Guilherme Bezerra
Fonte: 24HorasNews.

 Cleusa P. Fernandes
http://vivavida.loveblog.com.br
http://cleusafer@yahoo.com.br


2 comentários:

  1. 1 Parte No Brasil os judeus monopolizam a TV descriminam e humilham os negros?
    A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem (Uma negra degradada pedinte com imagem horrenda destorcida e bosalizada é a Adelaide do Programa Zorra Total, Rede Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) é o centro de produção da Rede Globo que é dominado pelos judeus diretores,produtores e apresentadores como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg, Luciano Huck, Jairo Bouer,Marcos Losekann, Marcius Melhem e Leandro Hassum, Vladimir Brichta ,Tiago Leifert, Pedro Bial, William Waack, William Bonner & Fatima Bernardes, Ernesto Paglial & Sandra Annenberg,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho, Amora Mautner, Lillian Witte Fibe,Esther Jablonski ,Glenda Kozlowski,Gilberto Braga,Wolf Maya,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky, Michel Bercovitch,Fábio Steinberg, Guilherme Weber,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga,Walcyr Carrasco,Carlos Henrique Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que ironicamente tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afro-decendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum(que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi o responsável pela criação do programa e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir) e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendos seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor,

    ResponderExcluir
  2. 2 Parte esta desgraça de Humor,que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc.o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida radiclmente pela advogada Procuradora Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção) TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dollares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, o show do “Criança Esperança” de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro é lamentável que o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem. (A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança no apoteótico deste estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremem ente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentivo preconceito raciais que humilha e choca o povo brasileiro. Organização Negra Nacional Quilombo – ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir